terça-feira, 28 de junho de 2016

respostas celulares ao estresse e aos estímulos tóxicos:adaptação,lesão e morte.

visão geral:Respostas celulares ao estresse e aos estímulos nocivos

    Aumento no tamanho das células (hipertrofia) , atividade funcional,um aumento do número de células (hiperplasia),uma diminuição do tamanho e da atividade metabólica das células (atrofia), mudanças no fenótipo das células (metaplasia).
    Necrose e apoptose as duas principais vias de morte celular. A privação de nutrientes induz uma resposta celular adaptativa chamada autofagia que pode culminar em morte celular. 
    diferentes tipos de estresse podem induzir alterações nas células e tecidos diferentes das adaptações típicas,lesão celular e morte.
                       fonte:internet

Adaptações do crescimento e diferenciação celular

São alterações reversíveis em tamanho,número,fenótipo,atividade metabólica ou função das células,em resposta a alterações do seu ambiente.

Hipertrofia

A hipertrofia é um aumento do tamanho das células que resultam em aumento do tamanho do órgão. O órgão hipertrofiado não possui novas células, apenas células maiores.  
A hipertrofia pode ser fisiológica ou patológica e é causada pelo aumento da demanda funcional ou por estimulação de hormônios e fatores de crescimento. O estímulo mais comum para a hipertrofia do músculo é o aumento de carga de trabalho.
O massivo crescente fisiológico do útero durante a gravidez constitui um exemplo de aumento do órgão induzido por hormônio, resultante principalmente de hipertrofia das fibras musculares.

Hiperplasia

É o aumento do número de células em um órgão ou tecido, resultante geralmente em aumento de massa de um órgão ou tecido.
A hiperplasia ocorre se uma população celular é capaz de se dividir, aumentando, portanto, o numero de células.A hiperplasia pode ser fisiológico ou patológica.

Hiperplasia Fisiológica 

É dividida em hiperplasia hormonal, que aumenta a capacidade funcional de um tecido, hiperplasia compensatória que aumenta a massa de tecido após a lesão ou ressecção parcial.

Hiperplasia patológica 

A maioria das formas de hiperplasia patológica é causada por excesso de hormônios ou fatores de crescimento atuando em células alvo.

Atrofia 

Atrofia é a redução do tamanho de um órgão ou tecido que resulta da diminuição do tamanho e do número de células.
pode ser fisiológica ou patológica
A atrofia fisiológica é comum durante o desenvolvimento normal.
A atrofia patológica depende da causa básica e pode ser local e generalizada.

Metaplasia 

É uma alteração reversível na qual um tipo celular diferenciado (epitelial ou mesenquimal) é substituído por outro tipo celular.
A metaplasia epitelial mais comum é a colunar para escamosa, como ocorre no trato respiratório em resposta á irritação crônica.

 





Um comentário:

  1. Muito bom!! Amei a página ótimos conteúdos!! Parabéns aos responsáveis!!

    ResponderExcluir